6 Motivos para contratar uma empresa de Gestão de Obras.

Se você tem uma reforma ou uma construção para fazer ou até mesmo uma em andamento, deve saber da importância de uma boa gestão para o seu projeto fluir bem sem muitos problemas.


A melhor pedida é você contar com o apoio de uma empresa especializada em administrar projetos. Porém, se você tem um pé atrás para terceirizar a gestão, não importando o motivo (como supor que o custo é elevado), neste artigo você conhecerá os 6 motivos para contratar uma empresa para gerenciamento da obra.

Com o conhecimento das principais vantagens da terceirização de sua construção, você certamente mudará de ideia a respeito de solicitar os serviços de uma empresa com renome no mercado nesta área. Então, prossiga com a leitura, por favor!




1º motivo: redução significativa de custos na construção.


O primeiro dos 6 motivos para contratar uma empresa para gerenciamento da obra é o fator das finanças: o investimento planejado para o projeto será certamente menor do que o esperado.


Pode até parecer que, a curto prazo, seja caro ter a expertise de uma empresa de gestão, mas quando você ver os resultados a longo prazo da redução de uso de materiais, da mão-de-obra qualificada e eficiente, de sustentabilidade e de outros fatores financeiros, você verá que realmente fez um bom negócio e obteve economia real.


2º motivo: a responsabilidade da gestão recai sobre a empresa, não mais sobre você.


A empresa de gerenciamento de projetos de engenharia civil que você vir a contratar ficará em cargo de toda a sua obra. Serão eles que terão que correr atrás de pessoal, de fornecedores, de recursos etc. O peso da preocupação é retirado de seus ombros, te permitindo focar em outras necessidades relevantes de seu projeto.


3º motivo: colaboradores com capacitação profissional.


Como a empresa é que terá que se responsabilizar com todas as etapas de sua obra, eles procurarão a melhor mão-de-obra disponível no mercado, com boa qualificação. Você terá um time de profissionais realizando o seu projeto com um excelente custo-benefício.


4º motivo: a parte burocrática da sua construção fica por conta da empresa contratada.


Como você deve saber, é preciso fazer uma série de regularizações para que a sua obra possa ser realizada sem infringir as leis e a justiça. Com os serviços terceirizados de uma empresa de gerenciamento, você não precisa esquentar a cabeça e perder tempo em órgãos públicos levando documentos e preenchendo formulários! A empresa se encarregará de tudo, e suas únicas tarefas nesta parte são assinar os papeis e ser reportado sobre este assunto!


5º motivo: segurança garantida para a sua obra, para todos os envolvidos e, principalmente, para você.


A empresa responsável pela sua obra garantirá que todas as normas de segurança do trabalho sejam cumpridas, como o uso de equipamento de proteção individual (EPI) e políticas de prevenção de acidentes. Com a segurança levada a sério, você não terá que se preocupar com acidentes, com indenizações e com outros fatores estressantes – principalmente com relação a dor e a tristeza de alguém ter se machucado durante o trabalho.


6º motivo: o prazo de entrega de sua obra será respeitado ou será concluído antes do tempo.


O último dos 6 motivos para contratar uma empresa para gerenciamento da obra é que o prazo estabelecido para que o seu projeto seja entregue ocorrerá exatamente na data prevista. Como a empresa de projetos prima pela excelência, eles se esforçarão para que tudo saia no tempo certo e com qualidade.


Algumas empresas especializadas em gestão de construções são tão eficientes, que conseguem entregar o projeto pronto antes da data prevista! Além da satisfação pela conclusão em tempo recorde, há também economia pela redução de tempo previsto.


Motivo extra: sem uma empresa de gestão, você terá que gerenciar tudo – e arcar com todas as consequências de possíveis problemas.


Apesar de serem 6 motivos para contratar uma empresa para gerenciamento da obra, permita-nos um adendo acrescentando este motivo extra, caso você ainda não tenha se convencido em terceirizar a gestão e ainda preferir assumir todo o controle.


De fato, é o seu direito não contar com o know-how de uma empresa e você mesmo se responsabilizar com a gerência da sua obra. Você pode até ganhar nos quesitos controle e liderança da administração. Porém, pedimos encarecidamente que releve alguns pontos cruciais se você optar por assumir tudo por conta própria:

  • Caso haja algum imprevisto financeiro na obra, como falta de material, desperdício ou qualquer outro gasto inesperado, é você que terá que arcar com os valores não planejados;

  • Como você que terá que arrumar fornecedores e mão-de-obra, se algum deles vierem a faltar, será você que precisará procurar outros colaboradores, consumindo mais tempo e também mais dinheiro;

  • Se você contratar trabalhadores que não se mostrem tão qualificados, terá que investir em outros. Mesmo trocando o pessoal, há a parte de direitos trabalhistas, e tudo isto é custoso financeiramente;

  • Você terá que correr atrás da documentação necessária para legalizar a sua obra, e infelizmente a burocracia brasileira é muito lenta e complexa. Se algo faltar, você corre o risco de até ter a sua obra embargada;

  • Você terá que garantir que o ambiente de trabalho de seu projeto seja seguro. Se ocorrer algum acidente na obra (fatal ou não), e houver irregularidades, a dor de cabeça que você terá com indenizações será indescritível;

  • Se o projeto sofrer atrasos de qualquer natureza, é você que será responsável e você pode até sofrer um processo!


Quer conhecer ainda mais sobre os serviços da Know How e saber, em primeira mão, todas as vantagens da Terceirização de Serviços?


Assine a nossa News na Landing Page da Know How clicando AQUI e receba todo conteúdo especializado em seu e-mail para ficar ainda mais seguro na contratação de nossos serviços.


#knowhowgrupo #Knowhow #Reforma #Facilities #Engenharia #Terceirização #Engenharia #Cronograma #Planejamento #ManutençãoPredial #Limpeza #Desinfecção #Higienização #Salvador #Bahia

8 visualizações0 comentário